Quando tudo passar e nós pudermos aglomerar novamente, com certeza receberemos a família inteira para aquela tão esperada festa. Aqueles 18 primos do interior, mais a sogra e as tias das primas, até as vizinhas da sua vó que moram na praia vem. Se você reside em condomínio, provavelmente fará uso do salão de festas, já que serão muitos convidados. Assim, é muito importante que o seu momento de merecida celebração não prejudique os direitos dos seus vizinhos. Confira algumas dicas:
- Consulte o Regimento Interno sobre o uso dos espaços de lazer (salão de festas, churrasqueiras, salão gourmet, piscina e playground, por exemplo), bem como os horários de utilização e se existe uma taxa de limpeza ou manutenção pelo uso do espaço;
- Avisar os vizinhos alguns dias antes sobre os seus planos é uma simpática iniciativa. Gentileza atrai gentileza – não se esqueça disso!
- Para que o evento seja seguro, procure passar todas as informações necessárias ao porteiro ou zelador, especialmente uma lista exata de quem irá participar do evento (convidados e fornecedores). Isso evita problemas com penetras.
- Se apesar de todos os cuidados, algum vizinho formular uma reclamação para o porteiro ou zelador ou procurar você para reclamar dos excessos, não crie caso; tente um jeito de controlar os decibéis, abaixando a música ou pedindo que os convidados falem um pouco mais baixo.
Lembre-se que, às vezes, a multa para descumprimento dessas regras pode ser bastante salgada!
Fabiana Bassetti de Souza Lima
Advogada
OAB/PR nº 34.071